O Portal de Notícias de Catu
EXEIdeas Template Store

Announcement:

  Hi, You Like This Blogger Template Then You Can Download It At Netzspot.Blogspot.

20 Temas que devem cair na prova do Enem 2013

This Article Was Live On: At 20:16 And Till Now Have.


Questões envolvendo sustentabilidade são encontradas, desde 2009, em todas as matérias, das análises geográficas aos cálculos físicos.

Para o professor de Biologia Emanuel Ribeiro, coordenador do 3º ano e pré-vestibular do colégio Sartre COC, a prova requer que o aluno entenda a problemática e aponte soluções.

Em Biologia, por exemplo, o foco principal é o aquecimento global, a geração de lixo, a escassez de água. A ecologia é muito importante”, explicou, sem deixar de lado tópicos como biotecnologia e novas doenças virais.

O Enem não é muito interdisciplinar, às vezes é um texto de uma temática para várias matérias, mas são questões diferentes”, pontuou.

Ainda nas Ciências Naturais, o meio ambiente serve de gancho para uma série de assuntos. “Na química, tem o viés orgânico, como o combustível fóssil”, exemplificou Emanuel

No caso da Física, a interpretação deve vir a partir do conhecimento básico. “A eletricidade vai puxar a questão ambiental, com assuntos relativos a hidrelétricas, energia nuclear e termologia”, listou o professor.

Para Ciências Humanas, esqueça a geografia física pesada ou datas a serem gravadas.

É uma prova muito moderna no sentido de temas contemporâneos. Não há uma quantidade grande de nenhum assunto, são mais coisas da geopolítica atual”, descreveu a professora de Geografia do colégio Oficina Márcia Kalid.

No caso da Geografia, a preocupação ambiental vem ainda com mais força. “Sustentabilidade, agricultura brasileira e estrutura agrária têm grandes chances”, pontuou Márcia.

Característica das provas do Enem, a leitura de gráficos e textos também é cobrada no conteúdo de Humanas. “A prova faz um passeio pelo programa de Geografia e, além do conhecimento, o aluno precisa interpretar gráficos e textos”, pontuou a professora.

Em História, o professor Edgar Chaves, do  Sartre COC, listou uma série de assuntos que têm mais chances de serem cobrados no exame. “Em História do Brasil, tem que estudar a colonização, o ciclo da cana-de-açúcar e a escravidão”, especificou, acrescentando fases como a Revolução Industrial, a República Velha e a Era Vargas.

O professor aconselhou também atenção aos textos. “As gravuras e os enunciados fazem parte da pergunta, algumas respostas podem estar neles”, justificou.
Apesar de ser uma disciplina que aborda assuntos antigos, a prova de História também traz atualidades, e os conflitos que acontecem entre os países não podem deixar de ser acompanhados. “O Enem quer o aluno bem informado, múltiplo”, resumiu o professor.

A tão temida Matemática nem sempre é o bicho de sete cabeças do exame. Isso porque os grandes cálculos e as fórmulas decorebas não são o ponto forte.
Os principais assuntos são análise combinatória, probabilidade, estatística e muitas questões de raciocínio lógico. Algumas questões vão precisar das fórmulas, mas não é o principal”, revelou o professor Denilton Correia, do colégio Sartre COC.

Os exercícios matemáticos vão precisar de atenção extra do aluno. Além da base de conhecimentos necessária, a concentração pode render alguns minutos extras se o resultado puder ser identificado apenas com a leitura.
Sempre tem interpretação de gráficos e, às vezes, ele já te dá a resposta”, exemplificou o professor Janilton Alves, do colégio Pinto de Aguiar.

Como, no Enem, o peso das questões será designado de acordo com o número de acertos que ela tiver entre todos os participantes (quanto mais acertos uma questão tem, menor peso), os professores sugerem que se resolvam as mais fáceis de imediato. “O aluno tem que resolver logo aquilo que ele perceber que a maioria vai conseguir resolver. As mais difíceis vão ser o diferencial”, destaca Denilton.

Na prova de Linguagens, a interpretação é o principal requisito. “Do outdoor ao vídeo do Youtube, o aluno tem que interpretar e discutir tudo”, sentenciou a professora de Português Paula Barbosa, do Sartre COC. “Não existe a forma de cobrança antiga. É Linguagem, Códigos e suas Tecnologias”, explicou.

Dentro de Linguagens existe um leque de temas que podem ser explorados, como história da arte, patrimônio cultural, variações linguísticas e outros traços da cultura.

Como a prova sempre traz textos, ilustrações ou charges para contextualizar os itens, um assunto de provável abordagem são os gêneros textuais. “Tirinhas, crônicas, propagandas. Tudo pode ser interpretado e, se o aluno entende isso, ele vai embora”, ressaltou a professora.
A Língua Estrangeira também requer concentração do aluno. Para avaliar o domínio de um segundo idioma, o Enem costuma trazer textos em inglês e cobrar as respostas na língua portuguesa. “Sempre tem muito texto e o foco é no entendimento”, definiu a professora Zenaide Ribeiro, do colégio estadual Luis Viana.

Por fim, os educadores ressaltam que parte dos estudos não está necessariamente em livros ou salas de aula.

O grande apelo para a atualidade pede que o aluno também se esforce para se manter informado. Ler revistas e jornais, assistir a noticiários e até ir ao cinema e teatro podem acrescentar a bagagem cultural necessária para uma boa performance na prova.

O aluno tem que ir além do material que está nos livros. É uma prova de entendimento e interpretação”, sentencia a professora Márcia Kalid.
Administrar tempo é fundamental para boa prova
São 90 questões — 45 de cada disciplina — e 4 horas e 30 minutos para a resolução. Portanto - vá treinando - quantos minutos para cada questão? *Resposta no final deste texto). No segundo dia, além das 90 questões, há mais a redação, quando o aluno ganha mais uma hora.

Outro ponto levantado pelos educadores é priorizar os quesitos mais fáceis. “Não precisa fazer uma seleção das mais fáceis, senão vai perder tempo. O ideal é seguir o ritmo da prova e, quando encontrar alguma dificuldade, marcar a questão e seguir em frente. Quanto terminar as mais simples, retorna”, aconselhou Paula Barbosa, professora de Português também do colégio Sartre COC

Os professores recomendam ainda que o aluno faça a redação primeiro, enquanto está com a mente fresca, e avalie a real necessidade de ler os textos que abrem as questões. “Em algumas questões, o texto é necessário, mas em outras não faz parte, é mais um pretexto. O melhor é ver a pergunta e, se conseguir responder sem ler o texto, passar logo”, sugeriu Emanuel.

A eliminação de alguns textos também ajuda a minimizar o desgaste da prova, conhecida pela resistência que requer. “Cada questão é um texto, às vezes mais de um, para o aluno relacionar. O aluno tem que ser resistente para não perder o ritmo”, pontuou Paula.

Mas, cuidado! Quando o assunto são as questões de História, o professor Edgar Chaves destacou que é perigoso dispensar o texto. “Algumas respostas vão estar nele. O aluno que não gosta de ler não faz Enem”, ressaltou. *resposta: 3 minutos por questão

-Correio


Qualquer pessoa que se sinta ofendida em sua honra, boa fama ou respeitabilidade deverá entrar em contato com o Portal Resenhas de Catu para a retirada imediata da foto ou vídeo.

You Like It, Please Share This Article Using...


Don't Forget To Read This Also...


Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *